Começou do Zero

Minha História

Johny Vianna

Johny Vianna

Seus shows agradam ao público mais exigente, que gosta de ver e ouvir música de qualidade.

Biografia

Johny Vianna nasceu na pequena cidade de Inhapim, Vale do Aço, em Minas Gerais. Seu pai era músico e fabricante de Rabeca. Seus tios sanfoneiros, inclusive as tias que o incentivaram desde cedo a tocar a sanfona que para ele, ainda criança, parecia grande demais. Mesmo assim, crescendo em ambiente repleto de música, onde todos os finais de semana aconteciam os bailes em casas de vizinhos, animados ao som de sanfonas, violões e rabeca, não demorou muito a se interessar de verdade pelo instrumento e aos 07 anos já dava seus primeiros acordes na sanfona emprestada pelo tio.

Alguns anos depois, tocava no seu 1o. instrumento, uma sanfona de “8 baixos”, dada pelo seu tio, sempre ouvindo o sertanejo raiz, como Tonico e Tinoco, Pena Branca e Xavantinho, Milionário e José Rico, Renato Teixeira, que acabaram influenciando sua carreira .

Mudou-se para Belo Horizonte, e por ser de família humilde, chegou a tocar ainda criança, na Rodoviária de Belo Horizonte, para ajudar em casa.

Se apresentava também à noite em restaurantes do centro da cidade, de mesa em mesa para um público que se surpreendia ao vê-lo tão novo, tocar tão bem.

Devido a essas “apresentações noturnas”, por várias vezes foi flagrado pela professora, enquanto dormia sobre a carteira da escola. Apesar da paixão pela música e a necessidade da família falarem mais alto, conseguiu completar os estudos.

Foi crescendo e se aperfeiçoando cada vez mais, até começar a se dedicar profissionalmente à música. Aprendeu a tocar teclado, depois guitarra, mas sem nunca abandonar a sanfona e já tocava a de “80 baixos”, e depois a de “120 baixos”.

JOHNY VIANNA é músico, exímio acordeonista, cantor e compositor, tendo trabalhado também como arranjador, e participado na caminhada de vários grupos musicais e artistas.

Desde 1998 dedica-se à sua carreira solo e hoje em seus shows ele canta e interpreta canções inéditas, cantando também músicas já consagradas e conhecidas pelo público, registradas em seus 05 CDs gravados ao vivo, e mais 02 CDs gravados em estúdio e um DVD, mostrando o melhor de seus shows.

Sempre viveu e vive da música, e tem muito orgulho disso. Hoje, já coleciona várias vitórias e conquistas na carreira, e tem compartilhado o palco com grandes nomes da música, como uma das suas referências musicais, Sérgio Reis e o saudoso Sivuca.

Fundou o BMB, Movimento pela Boa Música Brasileira, que apoia e valoriza a música feita com qualidade e conteúdo. Querido e respeitado por fãs e colegas da área, é sem dúvida um nome que ficará marcado na história do cenário musical do país.